O Judaísmo Reformista (ou Progressista) mantém a fé no pacto entre D’us e Israel através das gerações, segundo os ensinamentos da tradição e de uma Torá em constante evolução. Instigado pelo mandamento de tikun olam (melhora do mundo), busca ser a expressão viva dos ensinamentos judaicos. O Judaísmo Reformista dá as boas-vindas a todos que procuram, através do judaísmo, viver uma vida significativa que une a inspiração divina e os ensinamentos dos mestres e sábios de Israel através dos tempos.

Comunidade

Em comunhão sagrada com todo o povo judeu e com o Estado de Israel, judeus reformistas, como grupo e indivíduos, lutam para tomar decisões atentamente pensadas sobre como transformar nossos valores em ação. O Judaísmo Reformista nos convida a procurar pela santidade que está presente no que criamos com reflexão, no estudo crítico, e em práticas elevadas que renovem nosso pacto com D’us, com o povo de Israel, com a humanidade e com o planeta.

Liderança

As Organizações do Movimento Reformista existem com o propósito de levar os ensinamentos do Judaísmo ao redor do mundo. Em regime de parceria, buscam traduzir as muitas lições contidas nos ensinamentos judaicos através do apoio individual, ou a grupos que fomentam comunidades autênticas e inovadoras, apoiando os pontos em comum das comunidades reformistas em Israel e ao redor do mundo.

Fonte: URJ

World Union for Progressive Judaism

A  World Union for Progressive Judaism, fundada em Londres, em 1926, é a organização “guarda-chuva” que congrega as comunidades progressistas ao redor do mundo (liberais, reformistas e reconstrucionistas), contando com mais de 1200 congregações filiadas, com 1,8 milhão de membros em mais de 50 países. Com seu quartel-general em Jerusalém, a WUPJ representa a maior grupo judaico organizado dentro de uma filosofia de procura de uma expressão judaica tradicional e contemporânea, espiritual, cultural e religiosa. A WUPJ trabalha por um judaísmo de plena inclusão a todos os judeus, sem distinção de gênero e orientação sexual, baseado nos valores dos antigos profetas hebreus: a busca pela justiça, a igualdade e o compromisso com a paz. A WUPJ estimula as comunidades que garantam aos judeus o acesso a uma vida judaica vibrante e significativa para cada um, com inspiração espiritual e o trabalho pelo futuro do povo judeu, em Israel e na Diáspora.

A SIBRA é uma das entidades signatárias da Fundação da World Union for Progressive Judaism da América Latina e participa ativamente das programações regionais e internacionais.

Fatos da WUPJ

• O Instituto Ibero-Americano de Formação Rabínica Reformista foi lançado em Buenos Aires, em 2017, com o objetivo de aumentar a formação de rabinos da linha reformista nos países de língua espanhola e portuguesa.

• Netzer Olami, o Movimento Juvenil internacional vinculado à WUPJ, conta com a participação de 10 mil jovens adultos ao redor do mundo como membros e líderes locais

• 70 mil pessoas a cada ano participam de programas educacionais e culturais qualificados no Mercaz Shimshon/Beit Shmuel, sede da WUPJ em Jerusalém