O nosso rabino

Desde 1996 até o presente, o Rabino Guershon Kwasniewski lidera a comunidade da SIBRA.

Formado pelo Seminário Rabínico Latino Americano em 2016, estudou no Schechter Rabbinical Seminary, em Jerusalém, Israel e em Buenos Aires, Argentina, onde recebeu a sua ordenação rabínica.

É formado também em jornalismo e locução pelo I.S.E.R. – Instituto Superior de Enseñanza de Radiodifusión-, de Buenos Aires, Argentina.

Atualmente é o coordenador do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre, grupo reconhecido por lei municipal 10372, de 25 de janeiro de 2008. Pela atuação neste grupo ganhou no ano 2012 o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre pela contribuição ao desenvolvimento social e humano da cidade.

Nos anos 1986, 1992, 1996 e 2000 fez diversos cursos de capacitação em Jerusalém, Israel, entre os quais se destaca o realizado em Yad Vashem, Centro Mundial de Estudos do Holocausto.

É o criador do Blog das Religiões do jornal Zero Hora.

É um dos fundadores do Espaço Inter-religioso do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre

Escreve regularmente artigos para jornais e revistas de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro e também é convidado para escrever capítulos em livros sobre diversas temáticas judaicas.

Sua página no facebook é um canal permanente de interação com judeus e não judeus de todo o Brasil.

Ministra cursos e palestras sobre judaísmo em diversas faculdades e colégios, públicos e privados.

Ministrou cursos de extensão sobre Judaísmo em Faculdades como a UFRGS e Santa Cruz do Sul.

É colaborador credenciado do Hospital Moinhos de Vento, onde realiza visitas semanais a doentes judeus.

É o responsável por ter transformado a SIBRA na primeira sinagoga do Brasil em transmitir os seus serviços religiosos ao vivo pelo seu canal exclusivo de livestream.

Foi o idealizador do primeiro Seder de Pessach da história do Brasil realizado dentro de uma Catedral Metropolitana, que teve ampla repercussão na mídia.

Com as suas ideias ousadas e a sua determinação por uma prática religiosa moderna, motivou nestes anos a centenas de famílias a viver uma vida plena judaica.

É casado com a Prof. Dra. Patricia Behar e tem dois filhos, Gabriela e Diego.